Ator de Michael em GTA 5 condena uso de sua voz por empresa de IA

Ned Luke criticou ideia, dizendo não ser nada legal “enganar as pessoas” com sua voz feita artificialmente por chatbot.

Imagem/Reprodução

Ned Luke, ator que interpretou Michael em Grand Theft Auto 5, não gostou de descobrir que sua voz estava sendo gerada por Inteligência Artificial através de um chatbot de áudio baseado em seu personagem do jogo da Rockstar.

Ele respondeu uma publicação no X (Twitter) criticando a empresa responsável.

Isso é uma besteira @wamexyz, nada absolutamente de legal em enganar as pessoas com alguma estimativa esfarrapada da minha voz por computador. NÃO PERCA SEU TEMPO COM ESSE LIXO…

Em vez de ser um chat de texto, era um chat de voz, usando uma interpretação de IA da voz de Luke como Michael para fazê-lo dizer qualquer coisa.

O tweet original da empresa, contendo um link, buscava fisgar fãs da franquia: “Algum fã de GTA por aqui? Agora leve sua experiência de jogo para outro nível. Tente ter uma conversa de voz realista com Michael De Santa, o protagonista de GTA 5, agora mesmo!”

Após críticas do ator, a empresa apagou e removeu a publicação e o chat robô.

Na semana passada, a SAG-AFTRA anunciou um novo acordo que alegava proteger os atores de replicações não autorizadas de IA de suas vozes. No entanto, o acordo foi recebido com críticas por alguns dubladores, porque o acordo incluía um acordo com a empresa de IA Replica Studios que permitiria à Réplica “criar e licenciar com segurança uma réplica digital da voz [de um ator]”, com essas vozes licenciadas então capaz de “ser usado no desenvolvimento de videogames e outros projetos de mídia interativa, desde a pré-produção até o lançamento final”.

via VGC

Ator de Joel sabia que The Last of Us 2 “iria irritar muita gente”

Jesse em The Last of Us HBO, Young Mazino está aprendendo a andar a cavalo