Uma nova patente registrada pela Sony promete ajustar a dificuldade de um jogo instantaneamente durante o gameplay. “Calibração de dificuldade adaptativa para atividades baseadas em habilidades em ambientes virtuais”, diz título da patente no site da WIPO (Organização Mundial de Propriedade Intelectual).
Segundo descrição, a tecnologia permite coletar dados “quando um usuário joga um ou mais tipos diferentes de jogos quando são feitas determinações se a dificuldade de um jogo deve ser alterada. Os dados coletados podem ser avaliados para identificar se o nível de desempenho de jogo de um usuário corresponde a um nível de desempenho esperado.”
Quando o nível de desempenho de jogo do usuário não corresponde a um nível de desempenho esperado, os parâmetros que alteram a dificuldade do jogo podem ser alterados automaticamente. Parâmetros relacionados à velocidade de movimento, atraso ou hesitação, força do personagem, número de competidores ou outras métricas podem ser alterados gradativamente até que um nível de desempenho atual do usuário corresponda a um nível de expectativa de um determinado usuário jogando atualmente o jogo. Neste momento, o nível de expectativa do usuário pode ser alterado e o processo pode ser repetido à medida que as habilidades do usuário são desenvolvidas ao longo do tempo.
Crash Bandicoot e Resident Evil 4 experimentaram desta tecnologia, mas essa seria uma evolução.
Nos últimos meses a Sony tem registrado algumas patentes, como uma que pode permitir que jogadores inicializem jogos em pontos específicos e outra para um DualSense com slots para carregar e armazenar fones de ouvido.
É importante ressaltar que o registro não garante que a empresa implementará tais tecnologias, mas é como ela se prepara para o futuro.