Shadow of the Erdtree está recebendo notas negativas por ser difícil

Críticas de jogadores de Elden Ring no PC não se restringem apenas à dificuldade. Há relatos de problemas de desempenho.2 min


Uma onda de avaliações negativas está inundando a página do Steam de Elden Ring: Shadow of the Erdtree, a mais recente expansão do aclamado jogo da FromSoftware. Muitos jogadores de PC estão criticando a extrema dificuldade do DLC, que transformou a experiência de jogo em um verdadeiro teste de paciência e habilidades. A classificação dos usuários no Steam caiu para “mista” devido às reclamações sobre a dificuldade exacerbada dos chefes e problemas de desempenho no PC.

Hidetaka Miyazaki, diretor do jogo, já havia antecipado que Shadow of the Erdtree seria um desafio significativo para os jogadores. Em entrevista à CNET, ele afirmou que os novos desafios envolveriam encontros com chefes complexos e diversas ameaças ambientais. “Realmente ultrapassamos os limites do que acreditamos que os jogadores podem suportar”, disse Miyazaki. Essas declarações agora ressoam fortemente entre os jogadores que enfrentam dificuldades para progredir no DLC.

As críticas dos jogadores não se restringem apenas à dificuldade. Muitos relataram problemas de desempenho, como quedas de frame rate, micro-interrupções e tempos de carregamento aumentados. “Como um grande fã de todos os jogos Souls, eu adoraria gostar do DLC, mas os danos dos inimigos são completamente exagerados”, escreveu um usuário insatisfeito. Outro jogador comentou sobre os problemas técnicos: “Micro-interrupções constantes e quedas de quadros dificultam a diversão e o jogo.”

Apesar das críticas, Shadow of the Erdtree continua a ser popular, com 65% das 32.722 avaliações de usuários no Steam sendo positivas. A dificuldade dos jogos da FromSoftware sempre foi um ponto de debate, mas isso não impediu seu sucesso. Elden Ring, por exemplo, vendeu 25 milhões de cópias e se tornou o maior sucesso da desenvolvedora. Miyazaki defendeu a abordagem da empresa, afirmando que a sensação de realização ao superar desafios é fundamental para a experiência dos jogadores.

Curiosamente, o debate em torno de Shadow of the Erdtree trouxe uma nova apreciação pelo jogo base de Elden Ring e seus chefes, agora considerados mais acessíveis em retrospecto. A expansão foi aclamada pela crítica e se tornou a mais bem avaliada de todos os tempos, superando até mesmo o DLC Blood and Wine de Witcher 3 no Metacritic. A controvérsia parece apenas reforçar o sucesso e a notoriedade da FromSoftware em criar jogos que desafiam e cativam seus jogadores.

Elden Ring: Shadow of the Erdtree chegou na última sexta-feira, 21 de junho, ao PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.

via IGN

Diminuir a dificuldade de Elden Ring “quebraria o jogo”, diz diretor

Falando sobre o lançamento de Shadow of the Erdtree, Miyazaki abordou a discussão em torno da dificuldade dos jogos da FromSoftware. Veja aqui.