Sony confirma: Jim Ryan, chefe do PlayStation, está deixando empresa

O presidente, COO e CFO do Sony Group Corporation, Hiroki Totoki, assumirá a função de presidente da SIE a partir de outubro de 2023.

Jim Ryan, chefe do PlayStation, seestá deixando o cargo. Informa Sony.

Segundo comunicado oficial da Sony Group Corporation e Sony Interactive Entertainment (SIE), emitido nesta quarta-feira, (28 de setembro de 2023, Tóquio / 27 de setembro, San Mateo, CA), o atual presidente e CEO da SIE, Jim Ryan, tomou a decisão de se aposentar em março de 2024, após quase trinta anos com o negócio do PlayStation.

“O presidente, COO e CFO do Sony Group Corporation, Hiroki Totoki, assumirá a função de presidente da SIE a partir de outubro de 2023.”, diz nota no site oficial.

Para ajudar em sua transição, o presidente, COO e CFO do Sony Group Corporation, Hiroki Totoki, assumirá a função de presidente da SIE a partir de outubro de 2023. A partir de 1º de abril de 2024, o Sr. seu cargo atual na Sony Group Corporation. Totoki trabalhará em estreita colaboração com o presidente e CEO da Sony Group Corporation, Kenichiro Yoshida, e com a equipe de gerenciamento da SIE para ajudar a definir o próximo capítulo do futuro do PlayStation, incluindo a sucessão do cargo de CEO da SIE. Jim Ryan juntou-se à entidade jurídica da Sony Interactive Entertainment com sede na Europa, a Sony Interactive Entertainment Europe (SIEE) — que era então Sony Computer Entertainment Europe — em 1994. Desde então, ocupou vários cargos seniores na empresa, incluindo Presidente da SIEE, Chefe de Vendas Globais e Marketing da SIE e Vice-Presidente da SIE desde janeiro de 2018, antes de ser nomeado Presidente e CEO da SIE.

“Jim Ryan foi um líder inspirador durante todo o seu período conosco, mas nunca mais do que na supervisão do lançamento do PlayStation 5 em meio à pandemia global de COVID,” disse Kenichiro Yoshida. “Essa conquista extraordinária alcançada por toda a equipe da SIE tem sido continuamente desenvolvida e o PlayStation 5 está a caminho de se tornar o console de maior sucesso da SIE até agora. Sou imensamente grato a Jim por todas as suas conquistas. Respeitar a decisão de Jim de encerrar sua longa carreira na Sony me deixa com uma decisão importante em relação à sua sucessão, dada a importância do negócio de jogos e serviços de rede. Discutimos intensamente e determinamos a nova estrutura de gestão. Nosso objetivo é alcançar maior evolução e crescimento do Grupo Sony, trazendo ainda maior sucesso ao negócio de jogos e serviços de rede.”

Por sua vez, Ryan agradece

“Depois de 30 anos, tomei a decisão de me aposentar da SIE em março de 2024. Adorei a oportunidade de ter um emprego que adoro em uma empresa muito especial, trabalhando com ótimas pessoas e parceiros incríveis. Mas tenho achado cada vez mais difícil conciliar viver na Europa e trabalhar na América do Norte. Partirei tendo o privilégio de trabalhar em produtos que tocaram milhões de vidas em todo o mundo; O PlayStation sempre fará parte da minha vida e me sinto mais otimista do que nunca em relação ao futuro da SIE. Quero agradecer a Yoshida-san por depositar tanta confiança em mim e por ser um líder incrivelmente sensível e solidário,” disse ele.

Hiroki Totoki também agradeceu a Jim Ryan por suas “excelentes conquistas e contribuições” ao longo de sua carreira de 30 anos na Sony, incluindo o grande sucesso do lançamento do PlayStation 5.

“O negócio PlayStation gerenciado pela SIE é uma parte essencial do Grupo Sony. todo o portfólio de negócios. Trabalharei estreitamente com Jim e a equipe de gerenciamento sênior para garantir nosso sucesso contínuo e crescimento adicional. Também estou ansioso para criar o futuro emocionante do PlayStation e da indústria de jogos junto com todos na SIE e seus parceiros de negócios,” finaliza.

RUMOR: História de Far Cry 7 seria focada em resgatar família

Chefe do Xbox, Phil Spencer reage à saída de Jim Ryan da PlayStation: “Obrigado por tudo”