Um suposto documento vazado revela o quão significativas são as vendas de jogos remasterizados do PlayStation e por que a Sony deve continuar relançando seus exclusivos para gerações posteriores.
“A maioria dos títulos são atualizados 3 a 5 anos após o lançamento com o lançamento de consoles de nova geração”, diz sumário executivo de fevereiro de 2023. “Títulos lançados pouco antes do lançamento de um novo console são geralmente remasterizados logo depois, se não no momento do lançamento”.
- The Last of Us teve o maior volume de vendas remasterizadas entre os títulos originais, pois foi lançado 5 meses antes do lançamento do PS4″.
- Uncharted e Spider-Man muito semelhantes em termos de vendas totais da série e vendas remasterizadas como uma porcentagem % das vendas totais.
- Spider-Man mostra a maior porcentagem de compradores recorrentes do título original e da franquia.
- Os donos de Homem-Aranha gostaram muito do título, mais de 60% das vendas remasterizadas são de jogadores que já compraram a versão PS4.
- Game 5 e Nioh eram únicos em seu gênero na época do lançamento do PSS. Isso fez com que suas edições remasterizadas tivessem uma porcentagem menor de compradores de franquia do que o Homem-Aranha, apesar de terem um cronograma de lançamento semelhante.
- A maioria das edições remasterizadas indexa excessivamente os primeiros usuários que preferem comprar títulos completos.
- A distribuição entre jogadores coorte dos títulos originais de cada franquia tende a ser consistente com a época em que foram lançados. (Ex: The Last of Us foi lançado durante
primeiros dias do PS4, então tem mais Early Adopters, versus Spider-Man, que foi lançado por volta de 2018, portanto, tem mais Mid-Adopters) - Spider-Man Remastered, Game 5 e as edições remasterizadas de Nior foram capazes de atrair muitos jogadores novos para a plataforma PlayStation no PS5, já que ambos foram remasterizados na janela de lançamento do PS5.
- A distribuição entre jogadores coorte dos títulos originais de cada franquia tende a ser consistente com a época em que foram lançados. (Ex: The Last of Us foi lançado durante
- 78% de todos os jogadores da franquia Homem-Aranha entraram na série através do Spider-Man no PS4
- 45% dos jogadores da franquia que jogaram Spider-Man pela primeira vez jogaram o título por meio de um voucher, uma conta secundária ou como benefício do PS Plus.
- 70% dos jogadores que compraram, mas nunca jogaram um título do Homem-Aranha, compraram o Spider-Man original primeiro. Esses compradores são provavelmente aqueles que compraram o título como uma parte de um bundle de console.
- Os jogadores que entraram na franquia Homem-Aranha através do Spider-Man (PS4) ou Spider-Man Remastered, apresentam o maior número de horas por usuário entre todos os primeiros.
Títulos lançados logo antes do lançamento do console apresentam vendas remasterizadas maiores à medida que os jogadores mudam.
Segundo tabela de vendas totais de uma série, The Last of Us está no topo da lista dos jogos PlayStation mais vendidos, com 30,5 milhões de cópias vendidas globalmente. A versão original para PS3 alcançou 12,7 milhões de cópias vendidas e a versão remasterizada para PS4 alcançou 17,8 milhões de cópias vendidas.
Em seguida está Uncharted, com 23,1 milhões de vendas totais, 22 milhões de vendas do original e 1,1 milhões de vendas do remaster. Marvel’s Spider-Man obteve 22,4 milhões de vendas totais, sendo 22 milhões do original e pouco mais de 362 mil de cópias vendidas da versão remasterizada.
Os títulos lançados logo antes do lançamento do console apresentam maiores vendas de remasterizados à medida que os jogadores mudam.
Spider-Man e Uncharted compartilham porcentagem semelhante das vendas totais de vendas remasterizadas e totais da série.
Spider-Man apresenta a maior porcentagem de compradores recorrentes do título original e da franquia.
A maioria das edições remasterizadas superestima os primeiros usuários que preferem comprar títulos completos.
78% de todos os jogadores da franquia começaram com o Homem-Aranha no PS4, 492 mil compradores ainda não jogaram.
Jogadores com Marvel’s Spider-Man como ponto de contato inicial tendem a mostrar o maior número de horas por usuário.