Filme Gran Turismo é criticado por “reformular” acidente real

Reprodução: Trailer/Youtube

Com estreia marcada para 24 de agosto no Brasil, a adaptação da clássica franquia de jogos de corrida PlayStation, dirigida por Neill Blomkamp, é sobre o jovem Jann Mardenborough, que vence uma série de competições do vídeo-game Gran Turismo promovidas por uma grande empresa automobilística, ganhando a oportunidade de se tornar um piloto profissional.

Baseado na história real de Jann Mardenborough, o filme é o conto de desejo de um jogador adolescente do Gran Turismo cujas habilidades de jogo venceram uma série de competições da Nissan para se tornar um verdadeiro piloto profissional de carros de corrida.

Spoilers a partir daqui

Filme estrelado por Archie Madekwe, David Harbour, Orlando Bloom, Darren Barnet, Geri Halliwell e Djimon Hounsou, recebeu duras críticas da imprensa por supostamente reformular acidente da vida real em que um espectador morreu (via VGC). Segundo críticos, o filme usa o acidente como um ponto de virada e sugere que Mardenborough usa a tragédia como motivação, levando ele e sua equipe ao terceiro lugar nas 24 Horas de Le Mans, quando na realidade, Mardenborough e sua equipe terminaram em terceiro em Le Mans em 2013, dois anos antes do acidente acontecer.

“Embora o acidente tenha acontecido praticamente como descrito, o roteiro de Hall e Baylin muda o tempo para encená-lo como um revés definidor e motivador na jornada do herói de Mardenborough para o pódio em Le Mans. O acidente real aconteceu anos depois – sem dúvida uma reformulação de mau gosto de um evento fatal,” diz crítica do Polygon.

A recriação do acidente já era esperada como antecipou trailers. Longa recebeu análises mistas, mas com muitos comentários negativos. Veja principais comentários da imprensa via Rotten Tomatoes, que até o momento dessa publicação tem 62% de aprovação.

Polygon

Gran Turismo poderia ter usado essa inspiradora história verídica para mostrar como os videogames abrem possibilidades e removem barreiras no mundo real. Em vez disso, ele apenas o usa para marcar pontos.

The Wrap

Gran Turismo funciona melhor porque evita suas origens de videogame rapidamente antes de se estabelecer em um filme de carro de corrida padrão.

Collider

No papel, já não parece fazer sentido como um filme de Blomkamp, ​​e na tela, ele faz ainda menos sentido para este projeto. No mundo dos filmes de corrida, o Gran Turismo está apenas desenhando na parte de trás.

Empire Magazine

Apesar de algumas performances calorosas, é muito difícil ignorar a sensação de que são apenas duas horas de colocação de produtos.

Variety

A imagem poderia ser considerada uma simulação em si, imitando a adrenalina de um drama esportivo, mas sem coração ou alma suficiente no tanque.

Hollywood Reporter

Não é um campeão mundial, mas claramente um contendor.

Deadline

O filme aborda muitos aspectos da vida, grandes e pequenos, e Blomkamp mantém as coisas funcionando rapidamente.

Associated Press

Gran Turismo aproveitou a oportunidade e fez a versão clichê neste ano de filmes como “Barbie” e “Air”, que mostraram ao público que os filmes de “marca” não precisam ser básicos.

Telegraph

Muito disso passa em um borrão de montagens subindo no ranking, enquanto Blomkamp covardemente levanta faixas inteiras de música do catálogo anterior de Michael Mann…

ComingSoon.net

Com as cenas de corrida dirigidas à perfeição e um roteiro hermético de Jason Hall e Zach Baylin, Gran Turismo é a prova viva de que um filme de videogame pode ser emocionante, emocionante e um momento espetacular no cinema.

IndieWire

“Gran Turismo” é o que acontece quando cineastas talentosos assumem projetos ridículos e fazem um ótimo trabalho.

The Guardian

Esta é uma simulação de cinema, com quase nenhuma impressão digital humana em qualquer lugar de seu chassi.

Digital Spy

Você desejará mais da verdadeira história real, mas o filme ainda é um divertido sucesso de bilheteria do final do verão que fará o pulso acelerar.

Fonte:

Jogue Crash Team Rumble de graça nesse final de semana

Zavala de Destiny 2 tem novo dublador, após falecimento de Lance Reddick