Rússia quer banir The Last of Us 2 e outros games por “propaganda LGBT”

Uma decisão da Rússia que pretende proibir o compartilhamento de “propaganda LGBT” com adultos e crianças, noticiada pela BBC em outubro, parece que será ainda mais dura. A medida originada de uma lei de 2013, que torna crime o fornecimento de informações “sobre ser LGBT” para crianças no país, teve extensão aprovada e votada pela Duma Federal por unanimidade. Referindo-se as pessoas transgênero, a Rússia agora também proíbe informações que possam “fazer com que menores de idade desejem mudar de sexo”.

Além disso, de acordo com Gazeta.ru, as mudanças na lei russa também devem afetar a indústria de videogames no país. Vários jogos estão na lista para uma possível proibição futura. Yana Lantratova, primeira vice-presidente do Comitê Estadual de Educação de Duma, propôs retirar os seguintes games de circulação.

Assassin's Creed, Assassin's Creed: Brotherhood, Assassin's Creed: Rogue, Assassin's Creed: Syndicate, Assassin's Creed Odyssey, Borderlands, Divinity: Original Sin 2, Dragon Age: Origins, Dragon Age: Inquisition, Life Is Strange, The Last of Us, The Last of Us: Part 2, Fallout, Apex Legends, The Sims, RimWorld, Overwatch e mais.

Lantratova disse que esses jogos “estão tentando apresentar relacionamentos não tradicionais como algo atraente” para crianças.

“The Sims 3, no qual o jogador tem que começar uma família e tem uma escolha bastante ampla de parceiros. O herói também tem a opção de beijar um amigo do mesmo sexo, convidá-lo para sair, fazer amor e até constituir família e ter filhos! Às vezes, pessoas do mesmo sexo podem grudar no próprio herói com beijos. Ou seja, uma criança que desempenha esse tipo de comportamento é apresentada como normal, e ela tem a oportunidade de experimentar um cenário alternativo para as relações familiares”, disse Lantratova.

Se aprovada mais uma ampliação da lei, jogadores e desenvolvedores de videogames receberão multas que podem chegar até cinco milhões de rublos – para pessoas jurídicas, caso compartilhem esses conteúdos na Rússia.

NFT no PlayStation? Patente sugere começo de testes

Chefe do Xbox diz que foco da empresa é Candy Crush, e não Call of Duty