Santaolalla aceitou trabalhar em The Last of Us porque sentiu que jogo mudaria a indústria

Músico e compositor da trilha sonora dos jogos e da série fala sobre o motivo de ter aceitado trabalhar na obra.

Imagem/Reprodução

Todos devem concordar que The Last of Us tem um peso enorme na indústria de videogames e marcou os últimos 11 anos desde seu lançamento e estreia em 2013. Se formos listar suas inúmeras qualidades, entre elas está a trilha sonora, que acompanha o jogador durante todo o gameplay e é parte vital da jornada single-player protagonizada por Joel e Ellie.

Em entrevista ao mirror, o compositor Gustavo Santaolalla, que já havia explicado por que The Last of Us foi a única franquia de videogames que aceitou trabalhar, voltou a falar sobre o motivo de achar a obra da Naughty Dog, coescrita por Neil Druckmann, tão especial. Ele disse que mesmo que grandes empresas de bons jogos tenham o procurado, ele não aceitou porque não se sentiu conectado e sabia que The Last of Us “mudaria a indústria”.

“Sempre pensei que se alguém pudesse se conectar com um jogador em um nível mais emocional, de uma forma mais profunda – algo que vai além da sobrevivência no combate, da luta, da matança – isso realmente mudaria tudo; será realmente uma revolução. Eu tive essa visão”, explica.

“Fui procurado por algumas empresas para fazer música para videogames”, revela o compositor. “Um deles era uma empresa muito, muito grande, e alguns deles eram projetos realmente grandes em todos os sentidos. Muito dinheiro e exposição, e bons jogos para os padrões da indústria. Por melhores que fossem esses autores, sob certos aspectos, eles não repercutiam muito na minha visão do que eu buscava”. Em última análise, foi o amor compartilhado de Druckmann e Santaolalla pelo cinema que o convenceu a compor para The Last of Us. “Ele deixou claro que estava tentando se conectar com o jogador em um nível diferente. Eu sabia que isso seria uma virada de jogo, sem trocadilhos. Isso realmente iria mudar a indústria”.

O músico admite que seu relacionamento com The Last of Us trouxe mais reconhecimento para seu trabalho. “Comecei a gravar discos aos 17 anos. Tive uma big band na Argentina quando tinha 20 anos. E depois, como produtor, produzi mais de 100 álbuns de música latina alternativa”, diz ele. Nada disso deu a ele o mesmo grau de exposição que o jogo da Naughty Dog deu. “Então veio The Last of Us, e então a relação entre minha música e eu agora com os fãs e as pessoas é muito intensa. É realmente diferente de outras pessoas que gostam do meu trabalho em filmes. É apaixonante e uma conexão muito, muito emocionante”.

The Last of Us HBO

Além dos games o vencedor do Oscar embarcou na composição das músicas da série de TV de Bella Ramsey e Pedro Pascal, que também tem a gestão de Druckman e de Craig Mazin.

“A conexão já estava estabelecida”, diz Santaolalla, sobre a quase certeza de que seria convidado para fazer a trilha sonora do programa de TV The Last of Us . “Nunca pensei que não faria parte disso. Sabemos que em Hollywood, ou na indústria do entretenimento, tudo pode acontecer. Quero dizer, tudo pode acontecer. Mas eu sei que Neil… é o bebê dele. E ele encontrou em Craig alguém que sabia mais do jogo do que ele – só brincando”. O plano do show sempre foi manter a essência da paisagem sonora original, em vez de jogá-la totalmente fora. “A paisagem sonora e o tecido foram muito importantes para o sucesso da série, eu acho. Teria sido totalmente alienante se tivéssemos mudado novos temas e, você sabe, apenas mudado a forma daquela música”.

[+] Compositor desafia criador de The Last of Us a tocar trilha sonora

RUMOR: Resident Evil 9 pode ser lançado em janeiro de 2025

Primeiras imagens da WLF na 2ª temporada de The Last of Us