Sony estaria interrompendo gradualmente a produção de Blu-Ray

O motivo seria o declínio nas vendas de mídias físicas devido ao aumento dos serviços de streaming e da demanda por mídias digitais.

Não é de hoje que as caixinhas estão ameaçadas. Relatórios indicam que a Sony Group Corp está gradualmente parando a produção de discos Blu-ray. Uma notícia recente, que envolve cortes massivos na força de trabalho de uma base de fabricação, marca um ponto de virada significativo para a mídia física (via The Gamer). A facilidade de uso e a economia proporcionadas pelas opções digitais estão tornando os discos físicos obsoletos, levando empresas como a Sony a ajustar suas operações para se alinhar a essas mudanças de mercado.

Embora a mídia física não seja mais tão popular quanto costumava ser, ainda existe a opção de comprar jogos em disco ou filmes em Blu-ray, especialmente por colecionadores. No entanto, segundo os relatos, a Sony está planejando cortes significativos na produção de Blu-ray por meio de demissões em sua base de fabricação na cidade de Tagajo, em Miyagi no Japão. Eventualmente, a empresa planeja cessar a produção por completo, sinalizando o fim dramático da mídia física.

Não é segredo que a mídia física está em declínio. Com uma infinidade de serviços de streaming, como Hulu, Max e Netflix, quase não há necessidade de colecionar Blu-rays e conjuntos de caixas. Com as vendas digitais massivas via PlayStation Store, Microsoft Store e Steam, os jogos físicos também estão saindo de moda, bem como devido ao sucesso de serviços de assinatura destas mesmas plataformas, que proporcionam conjuntos de jogos mensais. Consoles digitais, vendidos a um custo mais modesto, reforçam essa tendência. Apesar disso, a venda de cópias físicas ainda persiste, pelo menos por enquanto, ainda oferecendo jogos em discos.

A notícia da Sony coloca um ponto de interrogação sobre o futuro da mídia física. De acordo com o relatório do The Mainichi, a base de fabricação na cidade japonesa Tagajo, responsável pela produção de Blu-rays, verá a eliminação de 250 empregos, quase 40% da força de trabalho da planta. Funcionários seniores serão oferecidos pacotes de aposentadoria antecipada. Essas medidas refletem a queda na demanda por mídia física, com serviços de streaming e digitais dominando o mercado. Segundo o site, a Sony eventualmente cessará toda a produção de Blu-rays, sem um cronograma definido para essa decisão. Essa notícia é um golpe significativo para os colecionadores de mídia física, embora modelos de consoles com discos, como o PS5 e o Xbox Series X, ainda permitam que os jogos em disco existam por mais algum tempo.

Sony pede desculpas a Neil Druckmann por “distorcer” suas palavras em entrevista

Chefe da Naughty Dog precisou esclarecer que aquela não era sua resposta original e que suas palavras foram editadas. Empresa admitiu erro. Confira aqui.

🆕 Siga @playerstation no X

🆕 Siga @playerstationbr no instagram