Take-Two derruba mod de inteligência artificial de GTA 5

Reprodução: Rockstar Games

Dizem que a inteligência artificial vai dominar o mundo um dia, mas isso só vai acontecer no mundo de Grand Theft Auto V se a Take-Two quiser. A controladora da Rockstar Games – desenvolvedora do game, tirou do ar um mod A.I. feito por um fã. Embora companhia tenha recentemente adquirido e contratado idealizadores de GTA RP, eles continuam seguindo à risca sua rigorosa política interna.

Sentient Streets, como a modificação era chamada, foi criado pelo modder Bloc, e apresentava um gerador de voz AI para cerca de 30 NPCs (personagens não controláveis) que convertia texto em fala em tempo real e mais.

Em resumo, era possível patrulhar as ruas de Los Santos como policial, e se comunicar com os habitantes, e eles respondiam através desse diálogo personalizado proporcionado pela IA.

Modder publicou um comunicado em seu canal no Youtube, lamentando bloqueio de vídeos, e informando remoção do conteúdo por aviso DMCA vindo da Take-Two.

“Ninguém da Take-Two Interactive entrou em contato e me perguntou nada antes disso, eles simplesmente retiraram o vídeo do nada”, disse Bloc, que acredita que este foi um pedido de remoção manual, não automatizado.

“Devo dizer, como uma pessoa que cresceu com a série Grand Theft Auto e gostou de todos os jogos ao longo dos anos, essa atitude hostil em relação a mim e ao mod é muito desanimadora,” explica, e diz que ficaria feliz em discutir a situação com a Take-Two, mas, em vez disso, a editora “escolheu uma abordagem não comunicativa”.

“Se o verdadeiro motivo desta remoção é realmente eu usando GTA 5 no vídeo, então alguém pode perguntar, se usar GTA 5 no vídeo é um motivo de violação de direitos autorais, como é possível que existam milhões de vídeos do YouTube aqui em este exato momento que mostra ou simplesmente permite reproduzir vídeos por mais de uma década sem problemas? Infelizmente, isso parece uma desculpa para atacar e tomar uma posição contra o mod.”

Bloc frisou que o mod estava disponível para baixar gratuitamente, além de ser código aberto. “Sou apenas um modder solitário que faz isso no meu tempo livre para se divertir, então não tenho recursos para me defender legalmente nessa situação. Francamente, também não quero perder tempo com isso”, disse Bloc.

Saber que grandes corporações podem fazer com que seu trabalho seja em vão em instantes, também é no mínimo desanimador.

Fonte:

Já disponível! The Texas Chain Saw Massacre ganha trailer de lançamento

Veja suposto mapa de Assassin’s Creed Mirage com mundo aberto menor que anteriores