Com o lançamento de Mafia: The Old Country e Grand Theft Auto 6 (GTA 6) se aproximando, uma questão tem circulado entre os fãs: seria o novo Mafia apenas uma versão de GTA 6 ambientada na Sicília? A comparação é tentadora, especialmente porque ambos os títulos se envolvem com crimes, assassinatos e exploração de mundos abertos. Contudo, Alex Cox, desenvolvedor da Hangar 13, estuda de forma firme a diferença entre os dois jogos e acredita que as semelhanças são apenas superficiais.
Em entrevista ao IGN, Cox explicou que, embora ambos os jogos compartilhem o tema do crime, Mafia: The Old Country segue uma abordagem totalmente distinta. “Não acho que os jogos sejam fundamentalmente tão semelhantes, a não ser pelo fato de terem um tema em comum”, disse ele. Cox enfatizou que Mafia sempre teve um foco narrativo mais linear, ao contrário de GTA, que se destaca pelo vasto mundo aberto e pela liberdade de ação.
O novo título da franquia Mafia é ambientado no início do século 20, na Sicília, e busca se distanciar do estilo de mundo aberto de Mafia 3. Cox explicou que o jogo será mais parecido com os primeiros títulos da série, Mafia 1 e Mafia 2, oferecendo uma experiência mais cinematográfica e focada na narrativa. “Queremos que os jogadores vivenciem uma história, mas ambientada nesse belo mundo”, explicou o desenvolvedor. Em vez de um mundo aberto repleto de atividades paralelas, Mafia: The Old Country propõe uma experiência que guia os jogadores através de uma trama linear, com a possibilidade de explorar o ambiente, mas sem a ênfase em missões secundárias.
A escolha de voltar no tempo, para a Sicília do século 19 e início do século 20, também foi uma decisão consciente. Segundo Cox, a ambientação oferece uma chance de explorar as origens da máfia, algo que nunca havia sido abordado nos jogos anteriores. “Estamos voltando para o começo, para mostrar de onde tudo veio”, comentou. Além disso, o estúdio fez um esforço significativo para garantir a autenticidade do cenário, com visitas à Sicília e colaboração com historiadores locais para recriar o ambiente da época de maneira fiel.
Sobre o lançamento do jogo, que ocorre no mesmo período de GTA 6, Cox foi claro: “Não pensamos muito sobre isso. Estamos apenas criando o melhor jogo que podemos, focados nos fãs de Mafia e na história que queremos contar.” Para ele, a competição com um gigante como GTA 6 não representa uma preocupação maior. “Acho que Mafia se sustenta por si só”, concluiu o desenvolvedor.
Assim, Mafia: The Old Country se apresenta como uma experiência única, profundamente enraizada na narrativa e na atmosfera histórica, prometendo oferecer aos jogadores uma jornada emocionante pela origem da máfia, sem cair na comparação direta com GTA 6 e suas vastas opções de exploração no mundo aberto.