Tudo sobre a nova gameplay de Hogwarts Legacy

Nesta sexta-feira (11) Hogwarts Legacy recebeu um evento showcase para revelar mais das mecânicas do novo game ambientado no universo do famoso bruxo Harry Potter.

Customização de personagens

O showcase mostrou mais afundo o sistema de customização, onde pudemos ver as várias possibilidades de modificação de personagem, como adicionar óculos, máscaras, e outras coisas que ao longo do game teremos acesso. Assim como em outros jogos, também existem modelos pré-definidos para termos um ponto de partida em nossa customização.

Muitos estilos de cabelos podem ser selecionados, com diferentes cores, os detalhes da textura chamam atenção. Assim como cabelo, o jogo se mostra bem completo com a possibilidade de escolher forma de rosto, tom da pele, detalhes de olhos, sobrancelhas e mais.

É possível selecionar a voz, e até mesmo o tom pode ser escolhido aos detalhes. Em seguida você pode escolher a dificuldade, nome e sexo do personagem.

Existe a dificuldade “história”, descrita por eles, que é um modo para quem não é bom com jogos e quer só aproveitar a história sem grande preocupação.

O objetivo deles, é fazer com que os jogadores, possam sentir como se eles próprios estivessem entrando pela primeira vez em Hogwarts. Mas por enquanto eles ainda não revelarão como será a seleção de casas.

Showcase da Jogabilidade

Depois da demonstração de customização, eles mostram a jogabilidade em si, começando nos dormitórios do salão comunal da Lufa-Lufa, com cenário bem detalhado e cores vibrantes.

É possível vermos pela primeira vez a HUD, então vamos falar um pouco sobre ela.

A HUD

Na direita da tela, no canto inferior, temos o que eles chamam de “diamante de feitiços”, um espaço usado para adicionar os mais de 20 feitiços que serão obtidos ao longo do jogo para colocarmos nesses espaços, para acesso rápido. Ele se expande ao segurar R2, para podermos utilizar um dos feitiços.

No canto superior esquerdo do diamante, temos os botões direcionais, selecionando para a esquerda temos um olho, e à direita, uma grade.

O olho é um tipo de feitiço que não pode ser colocado no acesso rápido, mas é chamado de “feitiço essencial”. Esses feitiços são usados em momentos específicos, ou que o jogador queira ter o controle o tempo todo. O olho que vemos na imagem, é o feitiço Revelio.

No direcional direito, temos a grade que mostra onde o jogador pode colocar os feitiços.

Eles não revelaram o menu de feitiços dessa vez, pois acreditam ter muitos spoilers, e a gente veria todos os feitiços. No canto inferior esquerdo do diamante, podemos ver a vida do nosso personagem e uma barra acima que eles mantiveram segredo, mas que acredito ser para um tipo de feitiço especial que deva ser carregado.


No lado esquerdo da HUD, temos o minimapa que vai se atualizando conforme exploramos Hogwarts e o mundo. Haverão opções de removê-lo, habilitar ou desabilitar diferentes elementos de sua interface.

Também temos o botão L1 para uso de poções.


Exploração

Em seguida eles caminham pelo salão comunal, para vermos mais detalhes, e explicam que o jogo possui músicas únicas para cada salão comunal. Cada casa tem um visual de aspecto único ligado a suas características, conforme a conversa durante a gameplay, Lufa-Lufa é ligada a terra, Corvinal é ar, Grifinória é fogo e Sonserina é água. Então os cenários dos salões comunais, foram cuidadosamente bem implementados, para que a sensação de cada casa, seja diferenciada.


Páginas de Revelio

Em Hogwarts Legacy temos páginas escondidas e que podem ser descobertas com o feitiço “Revelio”. Eles chamam esses itens de “Páginas de Revelio” ou “Páginas de História”.

Essas páginas contam mais sobre a lore do jogo, nos dando pontos de experiência, para progredirmos no próximo item que vamos falar agora.


Guia de Campo

Sendo alunos do quinto ano em Hogwarts, os desenvolvedores se perguntavam em como alcançar o progresso dos outros estudantes. A resposta que eles encontraram, foi através dos professores.

Em Hogwarts Legacy, teremos algo chamado Guia de Campo do Mundo Bruxo, entregue para o jogador no início do jogo. E o Guia de Campo, é como o jogador alcança o progresso dos outros estudantes

O Guia de Campo tem propriedades mágicas de verificar o mundo ao redor. Ele será emprestado para o jogador pelo Ministério da Magia e os professores, porque eles querem que o jogador alcance o progresso de outros alunos. Sua propriedade mágica, é descobrir diferentes oportunidades de aprendizado e crescimento, que estejam ao redor.

Conforme o jogador descobre certas mecânicas de jogabilidade, o Guia irá reconhecer como um desafio, como desafios de combate, desafios de missões e mais. É uma forma também de os jogadores conhecerem mais a escola durante as explorações.

Só em Hogwarts, são mais de 100 páginas de Guia de Campo.


De volta a exploração

Ao voltarem para a exploração, um detalhe legal, é que ao descobrir uma localização e o jogador passar por um ponto, aparece no top da tela, que as chamas de “floo” (o pó de floo é usado nos livros e filme de Harry Potter, para fazer viagens rápidas) descobriram a localização, e estes serão os pontos de viagem rápida.

Mais adiante vemos as ampulhetas que contam pontos das casas, e ficam na entrada do salão principal de Hogwarts.

A exploração vai ao lado de fora, e o castelo se mostra muito grande e cheio de vida e detalhes, com muitos NPCs andando e itens mágicos, fazendo suas atividades.

Inclusive ver outros alunos voando em suas vassouras.


Interagindo com NPCs

Voltando para dentro, vamos a outra região, cheia de alunos. E fizeram uma demonstração de interação com uma personagem que dava missão secundária. É citado também durante a conversa, o sobrenome Black se referindo a um professor, que deve ser um antigo membro da família de Sirius Black, lembrando que esse jogo se passa anos antes de Harry Potter nascer (nos anos de 1800).

Mais interações são mostradas e conhecemos como é o sistema de seleção de respostas.

A sala de aula de defesa contra artes das trevas é mostrada, e ela é idêntica a dos filmes. Tudo é muito detalhado, entregando a essência desse universo. Certamente é o castelo de Howgarts mais bem feito de todos os games de Harry Potter até hoje.


O Clube de Duelos

O pequeno tour que fizeram em Hogwarts, encerra com a amostra do Clube de Duelos.

Em uma área de treinos, o jogador poderá aprender as várias formas de feitiços que o jogo irá proporcionar, como, por exemplo, segurar R2 que expande a área da HUD, relacionada aos feitiços.

São explicados os combos básicos. Há certos feitiços que o jogador usa apenas para atingir o oponente, disponíveis no diamante mencionado nesta matéria, que se expande ao segurar R2. Ao somente apertar R2, o golpe básico selecionado antes, será lançado. Como falamos antes, outros feitiços podem ser adicionados ali.

De acordo com a equipe de desenvolvimento, ao longo do jogo, poderemos ganhar até 4 diamantes de feitiços extras, para poder armazenar até 16 feitiços instantaneamente, e para acessar eles, basta segurar R2 e apertar o direcional para a direita. O jogo também terá o sistema de cooldown, ou seja, o jogador não poderá lançar infinitamente o mesmo feitiço, terá que esperar recarregar, então a variação de feitiços é imprescindível.

Em seguida eles entram em ação, indo para um duelo, onde é possível escolher o oponente. Na gameplay é mostrado um duelo contra três personagens, e nos é explicado que o jogador tem uma espécie de “sentido” que aparece em cima da cabeça, que ajudará a saber qual ataque virá e assim, se preparar para usar um contra feitiço.

No final, um passeio fora do castelo, no mundo além de Hogwarts, mas essa parte, eles deixaram para mostrar mais detalhes na próxima vez (mas dá para ver uma cabana ali em baixo).

Em uma sessão de perguntas e respostas, os desenvolvedores disseram que o que mais estão empolgados para os fãs verem, é a exploração dos ambientes, como castelo e mundo exterior, e esperam que as pessoas leiam os livros novamente.

Hogwarts Legacy será lançado no dia 10 de fevereiro de 2023 para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC.

Control 2 está em desenvolvimento, afirma Remedy

Square Enix dá dicas de exploração para Forspoken