Rumor: Tecnologia permitirá que GTA 6 tenha clima mais realista e água simulada em tempo real

Evolução do motor RAGE favorecerá novo game da Rockstar.

Grand Theft Auto 6 tem tudo para ser o maior lançamento da história dos videogames. Uma das franquias de jogos mais vendidos dos últimos tempos ganhou seu último título em 2013 e desde então segue sendo sucesso. Um novo rumor envolvendo a sequência de GTA 5 surgiu.

Segundo rockstarmag, GTA 6 pode ter grandes melhorias técnicas graças à evolução do motor RAGE (Rockstar Advanced Game Engine), como clima mais realista e água simulada fisicamente em tempo real”.

Depois de muitos meses de trabalho e pesquisa, e com a ajuda das nossas fontes, conseguimos obter algumas informações bastante interessantes sobre as melhorias técnicas que deverão estar presentes no GTA 6, graças em particular à evolução do motor RAGE.

No que diz respeito à versão 9 do RAGE para GTA 6, esta nova versão irá inovar essencialmente em:

  • Física do jogo (água simulada fisicamente em tempo real, melhores deformações do veículo, etc).
  • Gerenciamento de tempo mais realista (manhã, dia, tarde e noite).
  • Qualidade de renderização (texturas, iluminação, nuvens volumétricas, etc).
  • Inteligência artificial (interações com NPCs, reação policial, etc.)

“Algumas das informações divulgadas neste dossiê continuam em fase de desenvolvimento” e “ainda não há 100% de certeza de que todas essas opções serão implementadas com o lançamento do GTA 6 e a nova versão do RAGE 9.”

Publicação também observa que a diferença entre os visuais de Red Dead Redemption 2 e Grand Theft Auto 6 será “maior” do que a de Grand Theft Auto 5 e Red Dead Redemption . Com RAGE 9, a Rockstar está supostamente implementando água simulada fisicamente em tempo real com um “novo sistema revolucionário” com atividades como o surf possíveis.

A água sempre foi um elemento difícil de reproduzir nos videogames, principalmente desde o advento do 3D. A maioria dos desenvolvedores usa um sistema mesh para sua renderização. A vantagem deste método é que ele requer muito pouco desempenho e a renderização permanece confiável.

No clipe abaixo, Grand Theft Auto V é ilustrado inteiramente em wireframe, mostrando o mecanismo de movimento da água:

Muitas melhorias foram feitas na física dos veículos no motor, e também estão previstas para o GTA 6 graças a um aumento significativo no número de polígonos em comparação com GTA 5. Permitindo deformações mais precisas, como acidentes mais realistas, e o novo game poderá ser o primeiro título da saga Grand Theft Auto a apresentar luz simulada fisicamente. Um sistema climático real que afetará o ambiente e a jogabilidade do jogo tmabém deve ser inntroduzido.

Tecnologias estão disponíveis desde 2018 graças ao RAGE 8 usado em Red Dead Redemption 2, com texturas renderizadas de forma mais realista em relação à luz, para uma experiência mais envolvente de dia e de noite.

Esta é uma breve visão geral dos novos recursos que podemos esperar ver em GTA 6, mas deve ser tratado como rumor. Ainda não é 100% certo que todas essas opções serão implementadas em GTA 6 e a nova versão do RAGE 9.

Confira também:

Trolagem? GTA 6 é classificado na Austrália

GTA pode estar a caminho da plataforma de jogos da Netflix

GTA 6 tem suposta janela de lançamento

Take-Two derruba mod de inteligência artificial de GTA 5

Bandeira de Cuba na casa de Miles Morales em Marvel’s Spider-Man 2 é um erro

Marvel’s Spider-Man 2 para PS5 vendeu mais de 2,5 milhões de cópias nas primeiras 24 horas